Água na Escola

Resultado das ações

Projeto: Água na Escola - EE Prof. Roberto Garcia Losz em Rio Claro SP - Paródias - Fábula - Teatro - Maquetes

Objetivo:
- Apresentar o Projeto Água na Escola através do uso das revistinhas. - Desenvolver atividades diversificadas utilizando o tema água. - Conscientizar e mobilizar alunos, familiares, enfim, a comunidade sobre a importância do uso racional da água. - Reconhecer a água como um recurso natural precioso e vital para todos os seres vivos.

Turmas trabalhadas, houve participação de outras séries além da 5ª série (6° ano)?:
Somente as 5ª séries 1 e 2 participaram do projeto diretamente, as demais séries puderam participar da campanha na escola (um dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos).

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Ciências, Português, Matemática, Geografia e História

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:
Não

Comentário:
Nossa escola passa por uma grande reforma que durará até o final do 1º semestre de 2008, o que impossibilitou esse acompanhamento.

Houve redução do consumo da água na Escola:
Não

Comentário:
Não foi possível fazer essa análise devido ao grande número de pessoas envolvidas na reforma da escola (pedreiros, mestre de obras, etc) que inclusive estão alojados na escola.

Ações desenvolvidas:
O programa água na escola foi desenvolvido nos 1º e 4º bimestres do ano letivo de 2007 utilizando as revistinhas recebidas do programa Água e Cidade. No 1º bimestre foram trabalhadas as revistinhas 1, 2 e 3 e no 4º bimestre as revistinhas 4, 5 e 6. As revistinhas foram lidas em sala de aula pelos alunos e comentadas pela professora de ciências. Foram formuladas questões problemas abordando os temas apresentados nas revistinhas e confeccionados desenhos em sulfite. Os alunos também participaram de uma excursão a TIGRE, como parte do projeto "Conhecendo Rio Claro" onde tiveram oportunidade de conhecer a história do surgimento da cidade através do córrego da Servidão, além de visitas ao ETA, ETE e aterro sanitário. Para o fechamento do assunto, os alunos desenvolveram trabalhos que foram apresentados em sala de aula (especificados nos íntens abaixo).

Responsável pelas Informações:
Nome: Gisele Moura
E-mail: moura-gisele@ig.com.br

Mais informações ou sugestões comente nesse espaço:
Para o encerramento dos trabalhos relativos ao programa, fizemos primeiramente um levantamento do tema central de cada revistinha: nº 1- Distribuição da água no planeta e características físico-químicas da água; nº 2- Consumo e poluição da água; nº3- ETA (Estação de Tratamento de Água); nº 4- Desperdícios e dicas de economia de água; nº5- Uso racional da água (projetos de economia de água); nº6- desenvolvimento sustentado e conservação da água (legislação sobre a água). Cada classe foi dividida em seis grupos e foram sorteadas as revistinhas de 1 a 6 para cada um. Cada grupo retomou os temas das revistinhas e elaboraram os seguintes trabalhos que foram apresentados em sala de aula: revistinha nº 1- paródia (música); revistinha nº 2- fábula; revistinha nº 3- maquete; revistinha nº 4- campanha na escola; revistinha nº 5- teatro e revistinha nº 6- jogral.

Situação atual das ações:
A seguir são apresentados seis trabalhos selecionados das apresentações que ocorreram na primeira semana de dezembro: REVISTINHA Nº1-PARÓDIA; Música original: Atoladinha; Paródia: Não vamos desperdiçar. Refrão: Piririm, piririm, piririm Água é bom pra mim Piririm, piririm, piririm Água é bom pra mim Quem é? Sou eu o Faisquinha Vamos economizar Aprendemos na escola Que não é bom desperdiçar Vai deixar torneira aberta? Não, não, vamos fechar Refrão: Não vamos desperdiçar Não vamos desperdiçar Não vamos desperdiçar Vamos economizar REVISTINHA Nº2- FÁBULA- O GATO E O DESPERDÍCIO Num belo dia, já estava escurecendo, quando um gato chamado Pê perguntou a seu pai que se chamava Dico: - Papai, a água é a única bebida que os humanos podem beber? Seu pai, muito chato, não concorda com nada: - Meu filho, quem falou isso? - Eu ouvi os humanos dizendo que nunca se deve jogar lixo na água porque ela é a única bebida que eles bebem. Dico ficou muito bravo com Pê, quando ele disse: - Meu filho, já te disse que eles podem gastar água a vontade. Pê discorda: -Eles deveriam usar apenas a água necessária para matar a sede e para sua higiene O desperdício ocasionará a falta de água no futuro e meus filhotes ficarão sem ela... - A água dos rios está poluída. Mais de 5 milhões de humanos, geralmente crianças, morrem por ano no mundo por falta de água tratada. - Meu dono bebeu água não tratada e agora está internado com sintomas do cólera. Moral da história: A gente sempre tem que cuidar da água. REVISTINHA Nº3- MAQUETE (explicação que os alunos deram na apresentação). A água do rio, de uma represa ou algum reservatório natural, é sugada por bombas para chegar a estação de tratamento. Depois vão para enormes tanques. Em seguida coloca-se sulfato de alumínio, para agrupar as impurezas sólidas maiores que formam flóculos mais pesados que a água. A água que já está floculada, passa por novos tanques e fica em repouso até que os flóculos anteriores se depositem no fundo. Após a floculação e decantação, a água passa por filtros de areia retirando-se o resto da sujeira. No final da filtração, a água está pronta para ser utilizada. Mas ainda pode ter micróbios e para retirá-los, acrescenta-se cloro à água e uma certa quantidade de flúor para prevenir o aparecimento de cáries. REVISTINHA Nº 4- CAMPANHA NA ESCOLA (confecção de lembretes e cartazes que foram espalhados pela escola). - É importante comunicar à concessionária sempre que houver vazamento na rede de distribuição. -Uma torneira pingando pode desperdiçar até 46 litros de água em apenas um dia. Sempre feche bem a torneira. - Uma torneira bem aberta gasta até 24 litros de água por minuto. - Uma solução simples para manter a escola limpa é varrê-la ao invés de lavá-la. - Enquanto você escova os dentes, deixe a torneira fechada. - Só abra totalmente a torneira se for extremamente necessário. - Evite banhos demorados. Além de consumirem muita água, também gasta muita energia elétrica. - Lave o carro usando balde; já é suficiente para uma boa limpeza. - A água que desperdiçamos aqui pode fazer falta aos nossos vizinhos em outro bairro. - A Terra tem 1,4 bilhões de quilômetros de água, dos quais só 0,26% está disponível para consumo humano. É bom pensar nisso! - Quando for ao banheiro aperte uma vez só a descarga, se não gastará muita água. REVISTINHA Nº 5- TEATRO; Nome da peça: A aula do dia; personagens: narrador (N), Margarida (M), Faísca (F) e professora (P). (N) Um dia no recreio da escola, Faísca e Margarida estavam falando sobre a água. (M) Faísca você sabia que eu estou fazendo uma capanha de racionalização de água? (F) Ah! Você vai fazer cartazes e lembretes? (M) Sim! Eu vou mobilizar nossa escola e nossos colegas conscientizando para o uso correto da água. (N) O sinal bate, Faísca e Margarida voltam para classe. (P) Hoje vamos falar sobre a água e que as concessionárias possuem programas de economia de água. (N) A professora explica que o programa mais importante é o da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que começou na década de 90 quando São Paulo precisava de 69 m/s de água e só dispunha de 60 m/s e isso continua até hoje. (P) É fundamental à nossa saúde manter a caixa d'água limpa. (N) E depois, explica que as perdas de água pela rede de distribuição é o grande problema enfrentado pelas concessionárias. (M) Professora, o que é o PURA? (P) PURA é o programa de uso racional de água, ele foi pioneiro na cidade de São Paulo. (N) As indústrias são responsáveis pelo consumo de até 25% da água disponível, e as empresas que agem direitinho com o meio ambiente recebem o certificado da norma ISO 14000. O racionalizar, reusar, reciclar e recuperar são soluções encontradas para melhorar a consciência da racionalização nas empresas. (P) Alunos, vocês sabiam que a agricultura é a atividade humana que mais consome água? (N) Em segida o sinal bate, e os alunos vão embora. (F) Margarida, eu quero te ajudar a fazer a campanha de racionalização de água, gostei muito de aprender mais sobre a água e agora quero ajudar par que esse bem tão precioso não se acabe. REVISTINHA Nº 6- JOGRAL (poema apresentado com fantoches); nome do poema: A água; personagens: Margarida (M), Faísca (F), Gotão (G), Pedrinho (PE), professora (P) e todos (T). (M) A água pode um dia acabar É bom tomar cuidade Qual que hora teremos Que economizar. (F) Olha lá Margarida! Tem gente desperdiçando Água de toda vida. (G) Não vamos dixar que Isso aconteça Pois quem sabe um dia A água desapareça. (M) Quem vê pensa Que é Daqui a pouco Está desperdiçando A água da maré Mesmo ela sendo salgada É muito importante. (T) Chegando na sala de aula Depois do sinal aprenderemos Fazer a lição, que tal? (P) Vocês fizeram a lição? Porque não me Apresentam então... (T) A água é muito Importantae para todos Os habitantes. (F) Os mananciais São essenciais São rios que abastecem As cidades e neles Contém muita igualdade. (PE) Professora eu não Entendi o que É legislação, quase Parti meu coração. (G) Viva a legislação Ela é uma lei De todo o coração Criada com muita união. (M) E o uso racional da água? Use bem pois seu Próximo precisará Da áua também. (G) O PNCD tem que Nos ajudar Pois um dia A água pode acabar. (F) O meio ambiente É muito importante Pois garante a vida Do nosso semelhante. (M) Se o nosso país Mudar e as empresas Melhorar o ISO 14000 Nós vamos ganhar. (PE) As concessionárias Estão trabalhando E cada vez mais O nosso mundo vai mudando. (G) O resíduos nos ajuda A economizar para que A água nas gerações futuras Não possa faltar. (PE) A água é a melhor Mercadoria do século 21 Pois sem ela Não terá vida para nenhum. (T) As revistas e os jornais Publicam cad vez mais Com o desperdício da água A vida será incapaz.

Diagnóstico atual do projeto:
O trabalho ao longo do ano foi muito gratificante. Os alunos adoraram trabalhar com as revistinhas e se empenharam muito nos trabalhos desenvolvidos. Esperamos que esse trabalho se estenda às suas casas, familiares, enfim, a sua comunidade, para que todos possamos nos conscientizar da importância desse recurso natural tão precioso e vital que é a água. Agradeço a ajuda de vocês cedendo as revistinhas. Esperamos que tenham gostado dos trabalhos produzidos por nós. As fotos dos desenhos em sulfite da apresentação dos trabalhos serão mandadas posteriormente por e-mail (estão na máquina da coordenadora que viajou em lua de mel). Muito obrigado.

Data:18/12/2007

Programa: Água na Escola