Água na Escola

Sugestões de trabalho

Sugestões Revista 1

A ÁGUA

A ÁGUA NO MUNDO

Disciplinas indicadas: Ciências, Matemática e História

Ciências:

Reproduzir o ciclo da água , por meio de experimentos simples, como colocar água para ferver e mostrar a água que se forma na tampa. Desenvolver questionamentos de como a água retorna para a natureza, chuva ácida, poluição do ar e outros.

Confecção de terrários, para a observação do ciclo da água na natureza.

Incentivar ao consumo de sucos naturais.

Matemática:

Desenvolver problemas que envolvam porcentagem e fração da composição da água.

Calcular o consumo de água em casa em atividades tais como:

  • lavar as mãos e rosto
  • escovar os dentes
  • tomar banho
  • lavar pratos
  • lavar quintal
  • molhar plantas
  • lavar um par de meias no tanque
História:

Refletir com os alunos sobre a origem das civilizações no rio Nilo, para demonstrar a corelação da vida com a água.

Propor uma entrevista com os moradores antigos, do bairro da escola, sobre a situação dos córregos antes e hoje, para conhecer a sua degradação.

Artes:

Recriar os personagens da revistas: Faísca, Margarida e Gotão para trabalharem de forma lúdica as demais revistas, lembrando que os personagens são os mesmos. Assim os alunos podem criar novas situações e realizar peças de teatro, fantoche para outras turmas.

Construir o quadro de retalhos (que pode ser visto nos resultados das ações http://www.aguanaescola.org.br/resultados_se.php?id=167). Cada aluno pintou a sua tela, tendo como frase: Água, fonte de vida! Unimos todas as telas e emolduramos. Ficou realmente muito bonito e hoje enfeita e temos como lembrança nos corredores da nossa escola. - Colaboração Profª Daniele de Mélo e Sousa - ESMAR - Tabira - PE

Programa: Água na Escola