Água na Escola

Sugestões de trabalho

Sugestões Revista 3

A PREPARAÇÃO DA ÁGUA
CUSTO DA ÁGUA

Matemática

Solicitar aos alunos para trazerem cópias da conta de água para fazer um análise da leitura do consumo.
Elaborar problemas envolvendo a análise da conta de água.

Ciências:

Realizar uma visita técnica a uma estação de tratamento de água, se não for possível levar os alunos solicitar uma palestra com representantes da empresa de saneamento local.
Elaborar maquetes que representam uma estação de tratamento de água.

Sugestão para maquete:
Esta tarefa é trabalhosa mas bastante simples. Pesquise em livros de quinta série ou em sites sobre o assunto, desenhos que possam servir de modelo para construir a maquete.
Minha sugestão é que opte apenas por materiais recicláveis, pois estes trabalhos escolares são logo descartados, evitando o isopor e empregando papelão, por exemplo. Quando usamos isopor, temos o cuidado de sempre desmontar para reutilizar em outras atividades e não descartar simplesmente no meio ambiente.
Pode ficar muito bonito se bem montada, pintada e não esqueça de fazer etiquetas claras para diferenciar os tanques e processos de tratamento que as partes da maquete representam.
No site www.esgotoevida.org.br encontrara em desenho desde sua captação até o tratamento

(colaboração Profª Edilene Soraia da Silva - São Francisco do Sul - SC)

História:

Pesquisar a evolução do tratamento da água, desde a idade média até a atual realidade.

Realização de pesquisas sobre como os diversos povos no mundo fazem a captação da água da água, como os moradores do deserto do Atacama, moradores do Nepal, de diversas partes do continente africano, etc. Após a pesquisa cada grupo optou por uma maquete e reproduzir a captação pesquisada destacando a localização, o clima e a vegetação do local escolhido. Colaboração Profª Daniele de Mélo e Sousa - ESMAR - Tabira - PE

Programa: Água na Escola